
GOSTARIA DE UMA PEQUENA
EXPERIÊNCIA
NO METAVERSO?
(Para uma maior imersão,
coloque os fones de ouvido, feche os olhos
e entre nesse mundo
com a Loren)


Hey, Humano!
Rockie falando contigo mais uma vez.
Se você veio aqui, você provavelmente tem muitas dúvidas sobre essa nova era da comunicação digital, ou quer aprender um pouco mais sobre o assunto.
O funcionário do setor de estratégias digitais da sede da Igreja Adventista do Sétimo Dia Carlos Magalhães define o Metaverso como "um conjunto de tecnologias variadas, como NFTs, criptomoedas, realidade virtual,
blockchain, entre outras."
Mas vamos começar com o básico. Como uma célula e seus componentes, para entendermos melhor a realidade virtual ou o famoso Metaverso, temos que contextualizar esses conceitos, como você pode checar abaixo:
Mas o que é...

















Agora que você entende essas definições um pouco melhor, fica mais fácil compreender o que a Coordenadora e professora no curso de Comuncação Social - Rádio e Televisão no UNASP Campus Engenheiro Coelho, Samela Lima, quer dizer quando afirma que o metaverso "é o ciberespaço no atual máximo potencial da sua interface". "O Metaverso, de forma ilusória, elimina os dispositivos utilizados para acessar o ambiente virtual". Ou seja: é como se você estivesse fisicamente dentro da rede!
Impacto Econômico
Investir na tecnologia da realidade virtual não é uma ideia nova - em 2014, o Facebook comprou a Oculus, uma empresa conhecida por desenvolver um modelo óculos de realidade virtual bem prático, pelo valor de 2 bilhões de dólares. (CANALTECH, 2014) E vimos essa aposta se intensificar: em 2021, a empresa Facebook passou a se chamar Meta, uma mudança que representa a confiança nesse futuro e que viu uma aplicação de outros 10 bilhões de dólares em criação de software, hardware e contratação de funcionários capacitados (MUNDO CONECTADO, 2021).
Outras gigantes da tecnologia como HTC, Sony, Microsoft e tantas outras (GQ GLOBO, 2022) também já estão tomando passos nesse mundo muito versátil (THOMPSON, 2020). Essa é uma das razões pela qual analistas do banco multinacional Citi indicam em relatórios recentes que o valor do metaverso pode chegar a 13 trilhões de dólares em 2030 (INFOMONEY, 2022).
